Primeira cirurgia de ablação de safena por radiofrequência

No dia 13 de maio de 2021 a primeira cirurgia de Ablação de Safena foi realizada no HMRT pelo profissional médica Dra. Patrícia Mandryk Kaestner especialista em Cirurgia Vascular.

A cirurgia é realizada por emissão de calor, gerada por ondas de radiofrequência cauteriza a veia safena em seu leito, sem cortes e sem a necessidade de extraí-la. Através de uma punção na veia, guiada por ultrassom, o cateter é introduzido dentro da veia, sendo gradualmente tracionada à medida que libera calor. A energia liberada na ponteira da fibra, de forma contínua e uniforme, realiza a destruição da camada mais interna da parede venosa, promovendo o fechamento da veia e absorvendo, gradativamente, os tecidos remanescentes pelo corpo.

Conforme Dra. Patrícia a cirurgia de Ablação de Safena é um tratamento eficaz que é indicado para casos de varizes causadas por insuficiência das safenas. Ela é uma cirurgia vascular que causa menos dor e complicações após o procedimento e retorno mais rápidos ao trabalho e atividades habituais, com melhora da qualidade de vida dos pacientes, além de evitar o uso de anestesia geral.

Administradora do HMRT Sra. Vanessa ressalta que o ponto maior desta cirurgia é mostrar à população que o hospital tem infraestrutura para realizar uma série de procedimentos em várias especialidades e dispõe de uma equipe de excelentes profissionais.

WhatsApp Image 2021-05-21 at 10.21.22.jp